quinta-feira, 14 de março de 2019

A arte como denúncia - Fátima Scanoni

Painel de apresentação da exposição
A exposição Raiz – Ai Weiwei é capaz de proporcionar o contato com um projeto cujo orçamento é ousado, cujas instalações apresentam grande escala, direcionando o visitante a refletir sobre assuntos de relevância política e humanitária.


A chegada da exposição no Brasil se deu em outubro de 2018, na cidade de São Paulo, e teve a Oca do Parque Ibirapuera como local reservado para receber os visitantes. Tendo sido encerrada em janeiro deste ano, seguiu para outra cidade do país.
O artista Ai Weiwei
Foi ali mesmo, em São Paulo, que tive a oportunidade de ter contato com as obras deste artista chinês, nascido em 1957, na capital Pequim. Trata-se de um designer, artista plástico e ativista social que atualmente é dissidente do seu país e reside na Alemanha     tal mudança se deu pelo seu histórico das denúncias de irregularidade e corrupção do governo chinês, o que o tornou um imigrante e o aproximou da pauta do refúgio.
Arte em porcelana
Uma parte da exposição foi destinada a exibir a questão da crise do fluxo humano: a partir de 2015 o artista teve contato com refugiados, sendo os primeiros aqueles recém chegados em Lesvos, Grécia, no campo de Moria. Essa experiência o inspirou a produzir documentários, três deles são exibidos na exposição: "A bordo", "Calais e Idomeni" e o documentário intitulado Human Flow (Fluxo humano), que é o de maior repercussão. Para tais produções, o artista, a fim de coletar dados, colecionou visitas a 23 países, 40 campos de refugiados e entrevistas com mais de 600 deles.
A obra que causou maior impacto visual em São Paulo é identificada como Law of the Journey (Lei da Viagem) / Protótipo B, um barco inflável de 16 metros de comprimento com figuras humanas feitas de PVC  esta obra foi colocada no Largo do Parque do Ibirapuera por um dia.
Impressiona no artista a sua maturidade de raciocínio moral e capacidade de comunicação, pois manifesta talento ímpar quando transforma as suas críticas em instalações engenhosas, de grandes proporções e capazes de chamar a atenção dos espectadores, além de cooptar apoiadores às causas que denuncia: corrupção, crises e injustiças.


Law of the journey (Lei da viagem) - Protótipo B


(Texto e imagens: Fátima Scanoni)


Nenhum comentário:

Postar um comentário